sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Uma sábia e conhecida história árabe




Uma sábia e conhecida história árabe diz que, certa feita, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar alguém para que interpretasse seu sonho:

- Que desgraça, senhor! - exclamou o sábio.

- Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.

- Mas que insolente - gritou o sultão, enfurecido

- Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!

Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro sábio e lhe contou sobre o sonho.Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:

- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo sábio. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:

- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.

- Lembra-te meu amigo - respondeu o sábio - que tudo depende da maneira de dizer...

Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se.Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos,grandes problemas.

A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.A embalagem, nesse caso, é a indulgência, o carinho, a compreensão e, acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos. Ademais, será sábio de nossa parte, se antes de dizer aos outros o que julgamos ser uma verdade, dizê-la a nós mesmos diante do espelho.

E, conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado o nosso intento. Importante mesmo, é ter sempre em mente que o que fará diferença é a maneira de dizer as coisas.

O tempo de Deus: O nosso tempo é hoje!




Leia: Lucas 2:1-7

Lucas, em seu Evangelho, liga o nascimento de Jesus a uma data histórica precisa. Jesus nasceu quando Quirino era governador da Síria. O fato mais importante não é situarmos a exatidão histórica do governo de Quirino, mas, entendermos que, em tempos e lugares específicos, Deus executa fielmente os Seus desígnios. Mas há algo mais importante para saber com respeito ao tempo preciso da vinda de Cristo. De acordo com o apóstolo Paulo, ele nasceu na "plenitude do tempo".

A plenitude do tempo é uma idéia fascinante: mostra-nos que o tempo não é apenas uma sucessão de momentos sem sentido, ou acontecimentos quaisquer. Deus dirige tudo; é Ele quem comanda os acontecimentos a cada dia, mês e ano. Antes que seu Filho Jesus pudesse nascer aqui no mundo, era necessário uma série de acontecimentos. Era necessário que Abraão fosse chamado e seus descendentes se tornassem uma grande e poderosa nação. A Lei tinha que ser dada para que Cristo pudesse nascer "sob a lei". Muitas coisas tinham de acontecer, mas finalmente chegou o dia em que Ele apareceu. Deus, agora, está encaminhando tudo para a plenitude dos tempos da segunda vinda do Senhor. Isso, certamente, acontecerá, no tempo certo!

Pense:
O passado passou, o futuro pertence a Deus, o nosso tempo é hoje! Tempo de sermos salvos!

Ore:
Senhor Deus, queremos sentir que tu estás controlando todos os acontecimentos no mundo e nas nossas vidas; faze-nos chegar mais para perto de teu Filho, em cujo nome oramos. Amém.

Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante. -- Provérbios 12:19



PENSAMENTO:
“Diga a verdade a primeira vez e depois não terá que lembrar o
que disse”. Essa verdade que foi dita pelo famoso Sam Rayburn,
delegado federal nos EUA, serve como um bom remédio para nós hoje
em dia. Mentir parece ser gratificante na hora, mas quase sempre
nos pega e adiciona o fardo de tentar lembrar o que foi que
dissemos e por que o dissemos. A verdade permanece: uma mentira é
uma ilusão momentânea que acaba se tornando uma armadilha cheio de
fardos.

ORAÇÃO:
Santo e Justo Pai, por favor, perdoe-me por mentir, exagerar e
reter a verdade quando ela é necessária. Quero investir meu coração
e meus lábios na eternidade. No nome de Jesus. Amém.