sábado, 6 de dezembro de 2008

Força para viver: Usando de coragem




Você já observou elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

- Que mistério!!! Por que o elefante não foge? Perguntei a um adestrador e ele me explicou que o elefante não escapa porque está amestrado.

Fiz então a pergunta óbvia:

- Se está amestrado, por que o prendem?

Não houve resposta! Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta:

"O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno."

Fechei os olhos e imaginei O pequeno recém-nascido preso. Naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada... Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino. Ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo. Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Jamais, jamais voltou a colocar à prova sua força.

Coincidentemente, muitas vezes o mesmo acontece conosco! Vivemos acreditando em um montão de coisas 'que não podemos ter', 'que não podemos ser', 'que não vamos conseguir', simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos 'nãos' que 'a corrente da estaca' ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o 'sempre foi assim'.

De vez em quando sentimos as correntes e confirmamos o estigma: 'não posso', 'é muita terra para o meu caminhãozinho', 'nunca poderei', 'é muito grande para mim!'

A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes! Vá em frente!

Seja resistente: Vença a tempestade




O carvalho e o eucalipto são duas espécies de árvores belíssimas, até muito parecidas em alguns aspectos, porém na sua essência, muito diferentes. O carvalho é tão duro e tão resistente que, quando vem uma tempestade ele resiste até quebrar. O que é a resistência? É o endurecimento, é não deixar fluir. Não resistir é sabedoria; lutar, brigar, é ir contra, é perder. O eucalipto por sua vez, é flexível, maleável. Elegantemente, até para bailar diante das tempestades, como um sábio que percebe que aquilo significa apenas alguns momentos rápidos necessários para sua bela e harmoniosa natureza. Mas a diferença destas duas árvores no término da tempestade é extremamente danosa. Ao carvalho caído no chão só resta a morte, enquanto o eucalipto, com postura de vencedor, continuará com todas as honras no ciclo de vida naturalmente intacto.

Nós também fazemos parte da natureza, e quando tomamos uma atitude endurecida com a vida, não aceitando os experimentos que vêm ao nosso encontro, com certeza sairemos machucados. Aceitar é libertar, é a forma mais inteligente e sábia de vivificarmos experiências, assim crescendo e aprendendo. Todos os acontecimentos nos trazem grandes lições de sabedoria, desde é claro, que saibamos observar esses acontecimentos, tão necessários para toda nossa vida, que um dia fomos colocados aqui para experimentar.

Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo. -- Mateus 12:6




PENSAMENTO:
Qual é a maior construção feita por mãos humanas? Jesus é maior
ainda! Qual é o lugar mais “santo” onde você já passou? Jesus é
mais santo ainda! Qual é a vista mais inspiradora que você já
visitou? Jesus é melhor e mais santo! Qual foi o evento mais
inspirador em que você ja participou? Jesus é mais inspirador...
Jesus é o Único Que É Maior! Nenhuma outra coisa, nenhuma outra
pessoa, pode ser comparado a Ele. Como João Batista nos lembrou, os
maiores líderes religiosos de todos os tempo não são dignos nem de
atar as sandálias dele.

ORAÇÃO:
Obrigado, Deus, por ter me revelado o Caminho, a Verdade e a
Vida através de Jesus. Perdoe-me pelas vezes em que eu tenho feito
mal uso do nome dele ou subestimado a glória dele. Restaure em mim
a fascinação que preciso ter na presença de Jesus. No santo nome de
Jesus eu oro. Amém.