domingo, 1 de março de 2009

Bom soldado...


"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente." II Timóteo 2:1-5.

Conselhos Práticos na...BATALHA ESPIRITUAL


Tome o mundo por adversário. Muitos cristãos querem vencer uma batalha de um inimigo que na verdade é amigo deles (I João 2:15-17).
Mantenha uma vida de oração e busca na presença de Deus, isso trará mais graça para um enfrentamento com as trevas quando necessário (veja Atos 19:15).
Muitas coisas no mundo espiritual são tranqueiras postas pelo inimigo, são como cidadelas fortificadas (Daniel 10:12-13), temos que ter paciência para derrubarmos as cidades fortes do inimigo e propósitos constantes.
Aprenda a discernir as situações de sua vida, se você detectar a presença do inimigo em alguma área. Repreenda com voz (pois o diabo não ouve o nosso pensamento), se você está em um ambiente onde possui incrédulos, vá a algum lugar retirado (por exemplo: banheiro) e exerça autoridade sobre ele (Diga: "diabo, fora desta área, eu te proíbo de agir na minha vida, em nome de Jesus"
Jejum é uma boa arma no enfrentamento das trevas (Marcos 9:29), mas nunca se esqueça de possuir um caráter de uma pessoa que possui uma vida jejuada (leia Isaías 58:1-14).
Aprenda a enfrentar o inimigo com os fatos da palavra de Deus. Se Jesus usou a palavra para vencer o maligno, não pense que com você será diferente (Apocalipse 12:11).
Não combata na área mental. Golias quis levar Davi ao seu campo de batalha. Davi lutou e venceu porque não lutou com a armadura de homens, mas lutou com aquilo que ele tinha em Deus. Josué enfrentou o inimigo pedindo a Deus que o sol parasse porque o inimigo lutava melhor à noite. Se você duelar com o diabo na esfera mental, nos argumentos, você sempre será derrotado. Aprenda a declarar as verdades espirituais contidas na Escritura Sagrada.
Creia no poder perdoador do sangue de Jesus. Muitos acham que não precisam ter suas emoções tratadas em Deus. Mas se não tivermos uma consciência limpa do pecado, nunca poderemos enfrentar as trevas, pois o Acusador vai nos desestabilizar e nos tirar a intrepidez. Mas creia, se você pediu perdão dos teus erros a Deus, ele perdoou (I João 1:9).

OS TRÊS CAMPOS DE BATALHA




Esses falsos mestres são atrevidos... agem como animais selvagens. Eles têm prazer em satisfazer os seus desejos impuros em pleno dia. (2 Pe 2.10-13.)

A Batalha Espiritual geralmente se desenvolve em três campos de guerra:
1 – Mente: (II Coríntios 10:3-5). A primeira área que o inimigo vai tentar tomar de nós são os nossos pensamentos. Nossos pensamentos se tornam em ações, com a nossa mente em suas mãos, o diabo consegue nos governar facilmente. Por isso necessário é o Capacete da Salvação, ou seja, devemos por em nossa cabeça que somos salvos em Cristo, devemos contra toda investida maligna nos guardarmos com a convicção que somos de Deus e pertencemos a ele. Todo cristão que fracassa nesta área é presa fácil a cair.
2 – Lábios (Pv 18:21, Sl 141:3, Mt 15:18, Tg 3:10). A bíblia muito fala sobre a língua, diz a palavra de Deus que morte e vida estão no poder da língua. Podemos nos suicidar espiritualmente se Satanás tomar governo de nossos lábios. Por isso, devemos ser vigilantes, sempre abençoadores, ministradores de graça no nosso falar. O que confessamos nos tornamos. Se confessarmos derrota seremos derrotados, se confessarmos o que a palavra de Deus diz, seremos mais que vencedores em Cristo.
3 – Coração (Pv 4:23, Hb 12:14-15; Hb 3:12-13). O coração segundo as Escrituras é a fonte da vida, se ele for atingido, nossa vida acabará. Por isso é importante aos cristãos manter um espírito perdoador sempre, guardar as suas emoções em Deus e se livrarem de toda ininquidade (sentimentos ruins como amargura). A Couraça da Justiça tem muito valia neste particular.
CONDICIONAMENTO PARA VENCER
Para vencermos o maligno precisamos:
1 - Declarar os fatos espirituais (Joel 3:10). Falar com a nossa boca audivelmente a palavra de Deus.
2 – Nos fortalecermos em Deus através do estudo da Palavra e da oração (Efésios 6:10);
3 – Louvar a Deus (II Crônicas 20:22). Jericó ruiu somente através do louvor a Deus. O louvor libera o poder de Deus para agir em nosso favor, pois a palavra afirma que no meio dos louvores Deus habita (Salmo 22:3), onde Deus está, não pode haver derrota.
4 – Fé e boa consciência (I Timóteo 1:19). A fé vence o mundo (I João 5:4), mas se não mantermos uma consciência pura, fatalmente seremos destruídos. Por isso é muito importante sermos sensíveis ao Espírito Santo e lhe obedecer em tudo.
5 – Tenha propósito de Deus em sua vida (Provérbios 19:21, Atos 11:23). Deus é um Deus de propósitos, como seus filhos temos que ter propósitos na vida também. Se não tivermos propósito a primeira dificuldade que o inimigo nos apresentar será motivo de desistência.
6 – Vigilância (Marcos 13:33). O inimigo geralmente ataca de surpresa. Se não estivermos em estado de vigilância fatalmente seremos atingidos.