terça-feira, 11 de agosto de 2009

NÃO DESANIME






Vivemos num mundo onde se olha para as pessoas, as conquistas, a popularidade e a aprovação da auto-estima. Muitas pessoas crêem que, se trabalharem arduamente e conseguirem manter as pessoas felizes, a estima no mundo perdurará. Como qualquer outra falsificação, ela desaparece quando se deixa de trabalhar para isso.



Deus ao contrário, é valor, honra e verdade. Deus criou você, à Sua imagem, para lhe dar valor.

As vozes do mundo competem continuamente com a voz de Deus por sua atenção. Muito freqüentemente essas vozes brotam, dizendo: “Você jamais poderia estar ocupando este lugar”. “Não há nada de significativo e valoroso naquilo que você faz”.



Saiba, você tem uma herança de Deus daqueles que conheceram Cristo pessoalmente. Cristo nasceu em Israel, no primeiro século, entre homens que pensavam muito pouco sobre determinadas pessoas da sociedade. Eles questionavam o valor destas pessoas. As mulheres eram negadas o respeito e o privilégio na política, no casamento, na economia, na educação e na religião.



Em contraste, Jesus esteve mais preocupado com os direitos e privilégios destes seres humanos do que com os Seus próprios. Exemplo disto eram as mulheres judias que nunca eram ensinadas em público – exceto por Jesus. Um comerciante judeu nunca daria um troco de volta na mão de uma mulher, com medo de tocá-la e ser contaminado, mas Jesus tocou as mulheres para curá-las. Em muitas ocasiões, Jesus revelou grandes verdades primeiro às mulheres. A ressurreição, sobre a qual se baseia o Cristianismo, foi revelada primeiro a uma mulher.



Os homens que seguiram a Jesus também mudaram suas atitudes em relação aos outros seres humanos. Instruídos, após a ressurreição e ascensão de Jesus ao céu, homens e mulheres, pescadores, cobrador de impostos, médico, donas de casa, empresária esperaram pela plenitude do Espírito Santo. Eles foram igualmente batizados com o poder de Deus. Pessoas que eram proeminentes e respeitadas na igreja do primeiro século.



A estima de Jesus pelo valor do ser humano veio diretamente do coração de Deus. O nosso valor não vem do que fazemos. Nós somos seres humanos e não um fazer humano. Devemos ter o senso de ser (estar) na presença de Alguém que nos valoriza. Jesus deve ser prioridade em nossas vidas. Como você acha que a sua prioridade afeta as pessoas ao seu redor?



A maioria dos seres humanos coloca seus maiores esforços e projetos nas pessoas que mais as valorizam. Onde você acha que se encontra seu valor?



Os seres humanos buscam sedentamente atenção, companheirismo, amizade, parceria e muitas vezes não encontram. Qual o traço de caráter que Jesus valoriza em você? Ele não exige nenhuma credencial para que você tenha valor, para merecer à atenção, o respeito.



Vivemos dias de individualismo, de indiferença, de solidão, de cobrança. Os seres humanos estão esfriando no amor e cada dia deixam de estimar uns aos outros.



Talvez você esteja desanimado (a) devido ao significado que dá ao seu senso de valorização quando as coisas não vão bem, mas Deus nos exorta neste dia dizendo que há uma única coisa que faz a nós ter valor. A mesma coisa que me faz ter valor faz você ter valor: ”Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Rm 5.8



Filha (o) se você perdesse o seu trabalho por ter dormido até tarde, deixasse o seu marido ou esposa por causa de sua própria obstinação, maltratasse seus filhos, destruísse seu carro e pusesse fogo em sua casa, Deus ainda amaria você e levaria em conta o seu valor. O que torna você significativo (a)?



Muitas vezes pensamos que o que nos torna pessoas significativas é o trabalho que desenvolvemos no caminho, mas e quando as pessoas envolvidas no projeto, ministério, trabalho se mostram indiferentes, deixam que você faça tudo sozinho (a), demonstram sua falta de respeito com atrasos, com a falta de comunicação, parceria, individualismo, críticas, ausência?



Você se sente humilhado (a), desrespeitado (a), triste? Então você precisa vencer as apreciações culturais sobre o que faz uma pessoa ter valor. Você tem valor porque Jesus morreu por ti e é perdoado (a).

O nosso valor não muda de um dia para o outro, dependendo do nosso humor ou do capricho das outras pessoas. A aceitação de Deus não é instável. A realidade do que Deus diz em Sua Palavra precisa nos tocar. Pelo fato de sermos amados pelo Deus do universo a ponto de enviar Seu Filho ao mundo para viver nas limitações de um ser humano, mesmo sendo ainda Deus, morrer numa cruz para perdoar os pecados e ressuscitar da morte para nos tornar justos. Tudo isso para que Ele pudesse ter um relacionamento pessoal conosco. Cristo é quem dá valor. Não há ninguém como Ele.



Os seres humanos irão falhar todo o tempo. Um dia dizem “Bendito (a) aquele (a) que vem em nome do Senhor” e no dia seguinte: Crucifica-o (a), crucifica-o (a).



Meu bem escolha crer no que o Senhor diz que é verdade sobre você e a Sua Palavra, mas do que naquilo que o mundo parece estar dizendo. Se conhecer a Deus desta forma é o desejo do seu coração, alegre-se e não permita que o desanimo encontre abrigo em seu coração. Ele se preocupa com você. Ele morreu por você numa cruz para lhe dar valor que nunca acabará. Empregos se vão, ministérios se vão, nós mudamos de cidade, de bairro, de emprego, as pessoas mudam, mas Deus não sofre variação.



Não tente viver a sua vida segundo suas próprias forças e com seus recursos limitados. Não é suficiente. Nós não somos suficientes. Precisamos do Senhor em nossas vidas. Abra a porta de sua vida ao Senhor e O convide a ser seu parceiro no trabalho, no ministério, na família, convide-O a ser seu Salvador e Senhor. Aceite Sua opinião sobre você como alguém precioso e de valor. Faça escolhas conscientes para ouvir Sua voz e crer em Sua Palavra.



O amor de Cristo dá valor a você. A escolha é só sua. Ele não obriga. Se quer tudo o que Deu tem para você, você está em uma aventura excitante! Desfrute o fato de ser um homem, uma mulher de Deus.

2 comentários:

Pastor Guedes disse...

Irmã Patrícia,

Passei somente para dizer que admiro seu fervoroso amor pelas almas e seu comprometimento com o Reino de Deus.

Parabéns pelo formato e conteúdo de seu blog.

Abraço fraterno.

Mensageiros do Rei disse...

Pr. Guedes...
obrigado pelo apoio que tens dado ao nosso trabalho...
Realmente tendo alguem como o sr. nos apoiando o trabalho fica mas gratificante...
Pois é sempre bom ter servos de DEUS juntamente conosco na obra...